A
Política da Qualidade, dentro do conceito da norma NBR ISO 9001.2008, é
muito mais abrangente do que acreditam aqueles que buscam referencias
para a elaboração da referida doutrina.
A partir de uma
tradução equivocada do tema na norma, as consequências para quem a
utiliza, serão distorções com resultados imprevisíveis que prejudicarão
de maneira importante, a elaboração do texto chave para a Política da
Qualidade.
O conceito já estará comprometido e o SGQ navegará por mares turbulentos com dificuldades de encontrar o rumo certo.
Criar
um sistema de gestão da qualidade requer conhecimento do tema e saber
de que maneira este conhecimento será aplicado é de extrema importância e
deste modo, evita-se enganos recorrentes como os que acontecem na
implantação do referido programa.
A criação da Política
da Qualidade do SGQ não tem como base, a atenção dada à conformidade dos
produtos alvo do negócio e sim à qualidade do negócio gerador do
produto.
A partir deste principio, a elaboração da
Política da Qualidade passará a ser vista como uma ferramenta de gestão
das atividades do negócio e não mais de conformidade (atendimento dos
requisitos do produto) uma vez que a conformidade do produto é fruto de
uma gestão adequada do negócio.
É importante salientar
que o sistema de gestão da qualidade é utilizado para doutrinar a
maneira como se planeja e executa as atividades inerentes ao negócio
trazendo para este, um novo horizonte e tem a finalidade de tornar a
maneira de se trabalhar mais fácil, com confiabilidade e com resultados
adequados conforme planejado.
Para elaborar a Política da
Qualidade é importante saber quais são as premissas do negócio e ter a
Visão deste de cima para baixo e entender como este vai se comportar no
mercado.
A “Visão” aponta o objetivo que vai de encontro
do desejo da Alta Direção de como ela pretende que a sua empresa se
encontre dentro de um determinado período de tempo (5, 10, 15, 20 anos).
É importante ter esta visão desde o inicio, pois na
medida em que o negócio prospera, o controle da expansão será realizado
de maneira mais eficaz permitindo ajustes pontuais com mais eficiência
nos desvios normais desta fase.
Tudo isto faz parte das
ferramentas administrativas disponível para definir a qualidade de
gestão que se pretendo colocar em prática com a Política da Qualidade e consequentemente, a criação do SGQ.
Com estes elementos
disponíveis, poderemos enumerar motivos para a formação da Política da
Qualidade que poderão ser a exemplos abaixo:
* A minha empresa será a melhor do mercado no que se refere à conformidade;
* A minha empresa terá os colaboradores mais preparados tecnicamente para executar as atividades;
* A minha empresa terá os colaboradores mais satisfeitos em trabalhar nela;
* A minha empresa terá os clientes mais satisfeitos com os nossos produtos;
* A minha empresa terá os clientes mais satisfeitos com o nosso atendimento;
* A minha empresa terá os colaboradores mais produtivos e confiáveis;
* A minha empresa terá os gestores mais preparados para solucionar desafios;
* A minha empresa estará comprometida com a segurança e saúde no trabalho;
* A minha empresa será a mais sustentável;
* A minha empresa não gerará resíduos;
* A minha empresa não gerará descartes;
* A minha empresa será líder no mercado;
* A minha empresa será a mais produtiva;
* A minha empresa será melhorada continuamente em busca do aperfeiçoamento do sistema de gestão para qualidade.
* A minha empresa atenderá todos os requisitos estatutários legais e regulamentares;
* A minha empresa não terá dividas com o fisco e trabalhista;
* A minha empresa terá a Diretoria comprometida com a gestão da qualidade;
* A minha empresa terá atendida todas as necessidades para avanço tecnológico;
* A minha empresa será a mais rentável.
Desde já, possuímos elementos para a formação do texto da Política da Qualidade que hipoteticamente, poderia ser este abaixo:
“A
Jurustrer Ltda fornece ao mercado, elementos de fixação diversificados
atendendo as especificações de diversas normas, os prazos solicitados e
quantidades requeridas baseado nos seguintes preceitos:
-Fornecer produtos com a conformidade requerida;
-Atender as expectativas dos clientes;
-Promover a melhoria contínua de nossos serviços;
-Manter a equipe motivada e pronta para novos desafios;
Ilustração clássica de PQ:
Um empreendedor vai lançar uma loja de artigos femininos e está elaborando a PQ para este empreendimento.
Filosofando sobre o assunto ele vislumbra:
“A minha empresa será a mais bonita e agradável do mercado”
No caso, esta será a PQ deste empreendimento:
A Loja X comercializa Lingeries de alta qualidade para o consumidor mais exigente baseado no principio:
* Oferecer a loja mais bonita e confortável do mercado para as clientes.
O objetivo:
Oferecer conforto às clientes
Indicador:
Satisfação das Clientes
Metas:
95% das clientes satisfeitas
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