O contágio emocional no trabalho
As emoções positivas fazem bem para a saúde física e mental de quem as pratica
Estudos
psicológicos sugerem que as emoções demonstradas pelos seres humanos
são contagiosas e que atitudes positivas e negativas afetam o desempenho
no trabalho. Aqueles colegas que nunca têm nada positivo para falar,
seja no ambiente de trabalho, na reunião da equipe ou na fila do
restaurante acabam por sugar a energia de todos.
Essas pessoas geralmente possuem uma língua ferina e sua negatividade
é capaz de estragar até notícias positivas. A professora Sigal Barsade,
da Escola de Negócios de Wharton, observa que “ficamos vulneráveis ao
contágio emocional” e que “as emoções passam de uma pessoa para outra,
como se fossem vírus”.
Barsade vem estudando o impacto do humor, das emoções e da motivação
do funcionário sobre seu desempenho e considera essencial a
administração das emoções no local de trabalho para melhorar as relações
interpessoais e, conseqüentemente, melhorar a qualidade da vida
profissional.
Evite vampiros emocionais, pessoas carregadas de negativismo, inveja e
rancor. Existem situações dentro da empresa em que ficamos sujeitos à
convivência com pessoas pessimistas. Devemos respeitá-las e
compreendê-las, mas não podemos nos deixar influenciar pela atmosfera
ruim. Em vez disso, devemos nos tornar agentes de transformação,
contagiando nossos colegas com boas doses de proatividade, alegria de
viver, motivação e otimismo.
Estudos psicológicos demonstram que cerca de 80% das pessoas vivem
fugindo da dor e do sofrimento, enquanto cerca de 20% buscam o prazer e a
felicidade. Sejamos, pois, aquela pessoa que, ao ver um copo, acha que
ele está sempre meio cheio em vez de meio vazio. É importante que
venhamos controlar o leme da embarcação que conduz a nossa vida,
assumindo a responsabilidade pelo nosso futuro.
Em virtude da concorrência acirrada no mercado de trabalho, temos,
hoje, um número muito maior de profissionais tecnicamente qualificados
do que há 10 anos. Entretanto, a capacitação emocional não vem
acompanhando o desenvolvimento técnico. As limitações humanas
transparecem nas cadeias negativas de nervosismo, desânimo, pessimismo,
falta de paciência e tolerância, geradores de problemas de
relacionamento no ambiente de trabalho.
A boa notícia é que as emoções positivas, demonstradas pela
capacidade de achar graça e dar risada, também são contagiantes e fazem
bem para a saúde física e mental de quem as pratica. O sorriso é o
melhor presente que podemos oferecer a alguém. E não custa nada.
Há alguns anos, assisti a uma entrevista com o estudioso da cultura
indígena Orlando Villas Boa. Ele dizia que durante seus longos anos de
trabalho a serviço da Fundação Nacional do Índio (Funai), havia feito
vários contatos com tribos da Amazônia que ainda não conheciam o homem
branco. Antes do primeiro contato, orientava sua equipe para que
sorrissem sem parar e não fizessem nenhum gesto brusco, pois existia o
risco de os índios interpretarem como um sinal de hostilidade e
atacarem. Ele disse que o sorriso é a única linguagem universal que
todos entendem. Um sorriso franco e sincero é sempre um bom começo para
nos tornarmos disseminadores de alegria contagiante.
Dizem que rir é o melhor remédio. E isso é uma grande verdade.
Dizem que rir é o melhor remédio. E isso é uma grande verdade.
Nelson Tanuma
Consultor, palestrante e escritor, especialista em desenvolvimento do potencial humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário