A boa disciplina no ambiente de trabalho é fruto de um trabalho de conscientização da importância desta na execução das atividades inerente ao negócio. O gestor deve entender que quando parte do colaborador a iniciativa de manter uma conduta disciplinada dentro do contexto que a Organização determina, o resultado do seu comportamento dentro do ambiente de trabalho é muito mais produtivo desde que este tenha participação efetiva nas decisões que afetam as tarefas que este executa.
Omitir as regras de comportamento ditadas pela Organização acreditando que o colaborador já nasceu sabendo destas é um erro gravíssimo que pode gerar conflito e ansiedade desnecessária acarretando perda de produtividade e consequentes prejuízos para o negócio.
Se a empresa não possui regras definidas pois não teve tempo ou inspiração para criá-las, que se utilize a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas - Brasil) onde aplicada, como parâmetro de comportamento, pois esta é bem abrangente e trata da relação entre Empregador e Empregados visando encontrar equilíbrio nesta relação.
Treinamentos de integração e ambientação aos novos colaboradores são essências para estes passem pela iniciação na Organização, pois estimulam as energias do individuo criando um ambiente motivador, menos agressivo e mais adaptativo e este é o momento de informar as regras a serem seguidas no período em que estiver a serviço da empresa.
Plantada a semente, é necessário regá-la para que esta cresça saudável e se colha bons resultados desta iniciativa.
Muito bom estou querendo fazer um trabalho e agora vou conseguir.
ResponderExcluir