Gestão...Conflitos no ambiente de trabalho.

Não é muito comum ambientes de trabalho agradáveis como gostaríamos que fossem devido a muitas razões que afetam o bom andamento das atividades e a harmonia nas relações entre os indivíduos que dividem estes espaços.
Pessoas são diferentes e por conta disto, possuem atitudes e necessidades diferentes que quando não atendidas, causam reações diversas que podem desequilibrar as relações de companheirismo que são muito importantes para o bom andamento das rotinas na organização.
È normal ter em uma organização, diversos tipos com características próprias que se destacam dos demais e que a cada um, exige-se uma postura diferenciada para tratar.
Pessoas são sensíveis a alteração de humor daqueles que os coordenam e por isto, é importante ter a percepção deste comportamento para evitar se colocar em uma situação de conflito com os subordinados por questões irrelevantes. A falta de um bom dia na chegada ao departamento pode desencadear uma insatisfação daqueles colaboradores que o aguardam. As pessoas julgam aqueles que não conhecem bem e qualquer deslize, cai na boca do povo. É uma reação natural do ser humano, ligada a necessidade de manter um escudo levantado contra as ameaças do dia a dia aos quais estamos sujeitos a enfrentar e tentar mudar este estado de coisas, causará mais problemas que soluções. É a conhecida compensação que retrata a reação contra aquilo que não se pode confrontar, a chefia.
Aprendemos (será?) que devemos ter uma boa relação com os outros colaboradores na organização e a conseqüência disto é o bom andamento do serviço. Não é fato comprovado cientificamente, mas ao contrário, quando não temos um bom relacionamento, existe a certeza que não vai haver um bom andamento no serviço e nem tem necessidade de um estudo cientifico para comprovar esta teoria. Todos os vícios de um trabalhador vão se revelar neste momento.
Com certeza, vai haver um embate de dimensões catastróficas que até poderá prejudicar a posição conquistada na organização e poderão acarretar muitos aborrecimentos desnecessários. Muitos dos colaboradores estarão a postos para começar a fritura do infeliz e às vezes, sem um motivo sério para tanto.
È necessário, tentar identificar as figurinhas carimbadas na organização que podem desencadear a sua derrocada. É muito importante ficar atento para a reação de alguns indivíduos com comportamento hostil contra os gestores. Este comportamento tem varias origens e as principais estão ligadas aos sentimentos mais repugnantes que o ser humano pode lançar mãos. A inveja, a pobreza de espírito, o ódio e tantos outros sentimentos espúrios são o que se pode esperar de indivíduos que desejam a sua posição a todo custo.
O interessante a respeito de pessoas assim, é que quando assumem uma posição na organização conquistada por meios obscuros, vão se comportar com sentimentos similares aos que tinham antes de alcançar a nova situação. Arrogância, desprezo, ostentação e intolerância são sentimentos comuns a estas.
Existem vários estereótipos que se comportam assim e talvez o mais perigoso seja o “Bestinha da Organização”
Este pode ser de ambos os gêneros, mas as ocorrências expressivas se apresentam mais no masculino e as características deste são: perfil psicológico frustrado com nuances de auto-estima baixa exacerbada a níveis insuportáveis, necessidade extrema de estar em evidência apresentando-se sempre como alguém que tem solução para todos os problemas que surgem. Muitas vezes, lançam mãos de diplomas de diversificada formação acadêmica como se isto os fizessem melhores que os outros. Puro marketing pessoal e capacidade, competência e habilidade igual a zero. Estas criaturas almejam subir nas organizações para provarem que são capazes de realizações dignas e esperam o reconhecimento dos demais por suas conquistas mesmo que para isso, tenham que passar sobre os cadáveres. Ocorre que para as demais pessoas, isso não representa muito, pois estas estão mais preocupadas com outro tipo de realização que podem trazer outro tipo de satisfação. A sensação de serem produtivas, honestas e com a ciência do dever cumprido já é um bom exemplo. Subir na organização utilizando-se de atitude pró-ativa, solidariedade e empenho é o mais adequado e do contrário, nada compensa.
Importante saber disto.....

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