Governança Corporativa
Governança Corporativa é
o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e
incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre
proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de
controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem
princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a
finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando
seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Princípios Básicos
Transparência
- Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para
as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não
apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A
adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto
internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve
restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os
demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e
que conduzem à criação de valor.
Equidade - Caracteriza-se pelo tratamento justo de
todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders). Atitudes ou
políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente
inaceitáveis.
Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de
Governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente
as consequências de seus atos e omissões.
Responsabilidade Corporativa - Os agentes de
Governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à
sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental
na definição dos negócios e operações.
Sistema
Mais informações: www.ibgc.org.br
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