Como elaborar a missão, visão e valor de uma organização.

Como definir Missão, Visão e Valores
Com o objetivo de orientar as empresas no processo de elaborar seu planejamento estratégico, traçando metas e objetivos de curto, médio e longo prazo; o melhor é incorporar estes objetivos e a essência do próprio planejamento estratégico no DNA corporativo, através de sua missão, visão e valores. Esses conceitos servirão de guia para sócios e colaboradores, e mostrarão ao restante do mercado a personalidade daquela organização desde que seja efetivamente disseminada em todos os níveis da organização.
Missão
A missão de uma empresa é a base de seu sucesso, e que o planejamento financeiro de uma organização não deve ser a prioridade; e sim o cumprimento da missão; essa deve ser o centro das atenções da organização. Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem sucedida, e não o contrário.
Muitas vezes a organização define a missão da empresa como uma declaração de como ela vai atuar no mercado. Isso significa que se as condições de mercado se modificarem, a missão também há de ser alterada, ou seja, a missão estará sujeita a mudanças contínuas.
O ideal é que a missão seja definida em termos mais permanentes. Ela deve ser a própria razão de ser da empresa; deve refletir o propósito básico da existência da organização, pensando-se principalmente na sustentabilidade do negócio a longo prazo.
A missão deve ser baseada no passado, na origem da empresa, nas raízes sobre a qual ela foi fundada, ao contrário da visão, que está relacionada aos seus objetivos futuros, ou melhor, seu planejamento para construir uma permanência perene no mercado para o negócio e para os seus clientes.
Visão
Os objetivos para o futuro da organização e que ela pretende se tornar precisam estar descritos na visão dessa empresa. A visão deve refletir as expectativas dos acionistas em relação ao negócio, e o que eles pretendem realizar no futuro. Nesse sentido torna-se necessário fazer um planejamento estratégico, criando uma previsão possível do futuro da empresa, baseada na missão que ela desempenhará.
Na origem de cada empresa, antes de sua criação, os futuros acionistas precisam fazer uma reflexão sobre seus próprios objetivos pessoais, em seguida alinhar os objetivos futuros da empresa a seus objetivos pessoais. Esse exercício de traçar os objetivos futuros é fundamental para evitar que os acionistas com objetivos diferentes iniciem um negócio desalinhado ao foco principal e este estará fadado ao fracasso, ou a futuras crises.
Para empresas já estabelecidas que pretendem elaborar seus compromissos de missão, visão e valores, este é um bom momento de analisar a sociedade e, se for o caso, fazer as correções de rumo, de forma que a empresa se enquadre em uma nova forma de praticar o marketing.
Em todos esses casos, a visão deve espelhar o que a organização se propõe a ser no mercado, o que ela almeja alcançar. Claro que esses objetivos devem estar sintonizados com os de seus clientes alvo.
Valores
Os valores devem espelhar os padrões de comportamento institucionais da organização. Os conceitos de "atitude" e "comportamento" são a base dos valores.
Em geral os comportamentos reinantes dentro das organizações são reflexos dos próprios padrões de conduta de seus líderes. A frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" é impensável nesse contexto.
Uma organização em que os sócios são antiéticos, provavelmente terá de suportar muitos comportamentos antiéticos dos colaboradores. Sócios desorganizados promoverão uma cultura de desorganização.
Da mesma forma, quando os sócios são motivados, competentes e com grande respeito pelo cliente, essa cultura que refletem prevalecerá na empresa.
Os valores são esses conceitos ideais que precisam ser definidos e praticados por todos dentro da organização, a começar pela cúpula da empresa.
Matriz: Missão x Visão X Valores
  • A missão de uma empresa deve expressar um modelo de negócio que seja viável. Modelo no qual a organização entregará valor aos clientes atendendo seus desejos, necessidades, expectativas, inclusive nos planos emocional e espiritual. Precisa também ser um modelo de negócio que atenda as expectativas dos sócios, e possibilite o crescimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores;
  • A visão deve espelhar o sonho dos sócios, baseado nos seus objetivos pessoais e profissionais, e alinhado com as expectativas dos clientes que pretendem atender. Na visão da empresa é imprescindível a possibilidade de acompanhar permanentemente a evolução da sociedade, através de inovação e de criatividade, além de ser um modelo lucrativo e sustentável a longo prazo;
  • Os valores precisam conter os comportamentos éticos e as atitudes de eficácia, necessários a que a banca seja uma organização moderna e respeitada junto ao mercado, a partir do qual poderá construir uma marca diferenciada junto aos clientes.
Fica uma certeza que está cada vez mais clara para as empresas que estão praticando o marketing moderno. A credibilidade não é apenas um argumento de marketing a ser destacado durante as campanhas publicitárias, ou no momento da negociação de um contrato.
Credibilidade e marca são conceitos que costumam ser construídos com dificuldade e ao longo do tempo; que, além disso, podem ser destruídos em horas ou dias.
Tendo em vista o poder da internet de propagar notícias, boas ou más, torna-se cada vez mais importante para as empresas levar a sério sua comunicação, sua atitude e seu comportamento. Isso poderá acontecer através da definição de sua missão, visão e valores, junto ao mercado, de forma consciente e amadurecida.
Essa definição servirá de guia para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a empresa, sejam clientes, investidores, sócios, colaboradores, fornecedores e o mercado em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário