Condição de trabalho e o tempo.

Muito se busca em atingir as metas impostas pela alta direção das organizações para manter o andamento dos negócios sob controle. Atingir metas é uma referência que todas as organizações utilizam como parâmetro no sentido de avaliar como anda o desempenho de suas equipes. É uma maneira eficaz de motivar a equipe no sentido de que se empenhem para atingir os resultados que trarão benefícios para todos os envolvidos. É adequado estimular os colaboradores com desafios e quando vencidos, premiar aqueles que conquistam os melhores resultados.
Porém é importante não extrapolar os limites da coerência e acabar utilizando esta ferramenta de modo incorreto causando transtorno na equipe provocando desavenças entre os seu membros. Avaliar se as condições de trabalho estão disponíveis e se as mesmas atendem as necessidades dos colaboradores no sentido da obtenção da tão almejada meta é muito importante. Em muitas ocasiões o que se vê, é o gestor atender todos os requisitos materiais solicitado pela equipe e no entanto, não dispõe de um dos elementos mais essências para a conquista do objetivo traçado, o tempo.
A ciência revelou um evento conhecido como a "Teoria da Relatividade" que nos ensina que o tempo, o deslocamento e o espaço são relativos ou seja, na mudança das grandezas de cada um deles, afetam a grandeza dos outros dois. Na medida em que a velocidade do deslocamento aumenta, o tempo e o espaço, diminuem. Trazendo este fenômeno a luz de nossa realidade, ilustremos uma situação.
Uma atividade qualquer pode ser realizada em um determinado tempo e vai requerer deslocamentos e todos os elementos da teoria da relatividade estarão sendo empregados. Exemplo: um veículo terá que levar o material a um cliente. O veículo terá que realizar um deslocamento, em um determinado tempo. Se este mesmo veículo for a uma velocidade de 50 quilômetros por hora, este chegará no seu destino em uma hora. Se dobrarmos a velocidade de deslocamento, este chegará em 30 minutos. As conseqüências desta mudança poderá acarretar diversas situações de risco além da ganha de tempo. Aumentando a velocidade, o condutor poderá se envolver em um acidente que ocasionará muitos aborrecimentos para a empresa e embora esta tivesse disponibilizado todos os recursos necessários para a realização da atividade, não está levando em conta, uma variável desconhecida no planejamento desta. Por este exemplo, poderemos voltar novamente para para o tema abordado aqui.
Em muitas empresas, as diretorias lavam as mãos como Pilatos, simplesmente alegando que atenderam todas as necessidades materiais solicitadas, determinam prazos inatingíveis para a equipe e as conseqüências deste ato, já conhecemos.Os colaboradores tentarão fazer o impossível para atingir as metas estipuladas se sujeitando a erros que poderão comprometer o resultado final a ser apresentado. O ambiente de trabalho que deveria ser harmônico, passará a ser estressante  ocasionado surtos de ansiedade, desânimo, depressão e tantos outros sintomas que afetarão de maneira decisiva, o desempenho da equipe. Todos sairão perdendo por um simples erro de cálculo na execução da tarefa. Nestas horas, melhor não inventar para atingir metas difíceis de alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário